Você será direcionado para um link externo

Pular para o Conteúdo Principal
Blog

Perspectiva do Fed: rápido e ágil

Federal Reserve eleva juros em 50 pontos-base e se mantém flexível no combate à inflação.

Após a recente elevação de 50 pontos-base na taxa dos fed funds (reservas bancárias) pelo Federal Reserve (Fed), a primeira desde 2000, tudo leva a crer que sua política monetária continuará em ritmo contracionista nos próximos meses. O Fed também anunciou um plano para reduzir seu balanço. Os atuais riscos inflacionários motivaram notáveis movimentos na política monetária na reunião de maio: sua medida de inflação preferida ultrapassou 5% no primeiro trimestre e suas autoridades continuam a ver riscos de alta. Portanto, não é de surpreender que a política do banco central norte-americano pareça estar totalmente focada em controlar a inflação, e suas autoridades excluíram da declaração de maio qualquer menção a riscos de queda no crescimento. Nas próximas reuniões, esperamos uma rápida reversão nos cortes de juros da era da pandemia, incluindo outra elevação de 50 pontos-base em junho, em consonância com os comentários de seu presidente, Jerome Powell, na coletiva de imprensa.

O quão agressivo?

No entanto, apesar da elevação dos juros e da clara determinação de continuar a combater a inflação, os detalhes da reunião de maio e da coletiva de imprensa não foram tão agressivos quanto os mercados esperavam, e o mercado de renda fixa reagiu da mesma forma. Powell minimizou a necessidade de aumentos de 75 pontos-base e enfatizou que o Fed terá de ser “ágil” para reagir à evolução dos dados econômicos. Essa informação foi compatível com a expectativa da PIMCO de que o rápido ritmo de contração será seguido por elevações de juros constantes, porém menos agressivas, num futuro próximo.

Concordamos que o Fed terá de ser ágil nos próximos meses para controlar a inflação sem causar ruptura na economia dos Estados Unidos. Embora a economia esteja partindo de uma posição robusta, com balanços estáveis nas famílias e nas empresas, vemos riscos de queda no crescimento em meio ao ciclo de aperto monetário mais rápido, à retirada do apoio fiscal, à maior incerteza geopolítica, aos lockdowns na China e à queda nos níveis de confiança, o que dificultará a aterrissagem suave almejada pelo Fed. A contração de 1,4% no PIB real dos EUA no primeiro trimestre foi um lembrete de que o percurso de reabertura e reequilíbrio da economia será acidentado. Com a desaceleração do crescimento, esperamos que o Fed injete menos movimentos e/ou pausas em um ciclo de aperto que seria, de outra forma, rápido.

Detalhes da reunião de maio: 50 pontos-base, não 75

O Fed anunciou um aumento nos juros, o maior aumento desde 2000, e surpreendeu alguns participantes mais apaziguadores do mercado. Powell sugeriu que outro aumento de 50 pontos-base seria considerado nas reuniões de junho e julho, além de outro aperto ainda este ano, mas recuou quanto aos aumentos de 75 pontos-base que os participantes do mercado haviam começado a especular.

O Fed também divulgou seu plano de redução do balanço, em linha com os detalhes publicados na ata da reunião de março. O ritmo do escoamento será quase duas vezes mais rápido do que o do ciclo anterior (2017-2019), com um teto mensal de US$ 60 bilhões para reinvestir o principal no Tesouro dos EUA e um teto de US$ 35 bilhões para títulos hipotecários (MBS). Os tetos serão introduzidos gradualmente de junho a setembro a 50% do ritmo final (em relação a 12 meses de introdução gradual no último ciclo). Nos meses em que os vencimentos dos cupons do Tesouro não atingirem o teto mensal, o Fed cobrirá esse limite permitindo que os títulos do Tesouro vençam. No entanto, não foi mencionado o fato de que também não se espera que os pagamentos dos MBS atinjam os tetos máximos, de acordo com a orientação de que as autoridades do Fed provavelmente não reavaliarão essa questão até que o escoamento do balanço esteja “bem encaminhado”.

Visite nossa página “Inflação e taxas de juros” para ter mais insights sobre esses temas-chave para os investidores.

Allison Boxer é economista e contribui regularmente com o Blog da PIMCO.

Autores

Informações importantes

As afirmações relativas às tendências do mercado financeiro ou às estratégias do portfólio são baseadas nas condições atuais de mercado, que podem se alterar. Não é possível garantir que essas estratégias de investimento funcionem em todas as condições de mercado ou sejam adequadas a todos os investidores, de modo que cada investidor deve avaliar sua capacidade de investir em longo prazo, principalmente em períodos de queda no mercado. As perspectivas e estratégias estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio.

De forma geral, a PIMCO presta serviços a instituições qualificadas, intermediários financeiros e investidores institucionais. Investidores individuais devem entrar em contato com seu próprio profissional financeiro para determinar as opções de investimento mais adequadas a sua situação financeira. Este material contém as opiniões do gestor, que estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Este material foi distribuído para fins exclusivamente informativos e não deve ser considerado como consultoria de investimento nem como recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específico. As informações aqui contidas foram obtidas junto a fontes consideradas confiáveis, mas não podem ser garantidas. Nenhuma parte deste material poderá ser reproduzida em qualquer forma, nem citada em qualquer outra publicação, sem autorização prévia por escrito. PIMCO é uma marca registrada da Allianz Asset Management of America L.P. nos Estados Unidos e em todo o mundo. ©2022, PIMCO.

Fale um pouco a seu respeito para nos ajudar a adequar o site a suas necessidades

Termo de isenção de responsabilidade

Por gentileza, leia estes Termos e Condições de Uso (“Termos e Condições”) com atenção.
{{!-- Populated by JSON --}}
Select Your Location

Americas

Europe, Middle East & Africa