Qual é a abordagem da PIMCO ao investimento em mercados emergentes?

De forma compatível com a filosofia de investimento geral da PIMCO, nossa abordagem ao investimento em mercados emergentes tem início com uma análise secular da economia global, que é refinada com periodicidade cíclica. Dentro dessa estrutura, adotamos um processo de múltiplas etapas para orientar nossas decisões de investimento em mercados emergentes. Primeiramente, identificamos países com fundamentos de crédito sólidos (entre outros, posição fiscal sólida, situação política estável/em melhoria, nível confortável de reservas e perfis de endividamento que possam suportar choques financeiros). Consideramos, em seguida, o impacto de nossa perspectiva global sobre esses países, inclusive as perspectivas para a demanda das economias avançadas, preço das commodities, tendência das taxas de juros e outros componentes do ambiente externo. Finalmente, avaliamos as condições técnicas do crédito para identificar tanto o potencial de alta quanto os desequilíbrios que podem levar a distorções no mercado.

Essa estrutura multifacetada disciplinada fornece as bases para nossas decisões de ponderação por país, “duration”, curva, moeda e seleção de instrumentos, bem como para nossas avaliações de valor relativo. Nossa ênfase em alta qualidade nos permite otimizar o conjunto de estratégias para cada ambiente de investimento, ajudando, simultaneamente, a limitar o risco de quedas.

PIMCO's Emerging Market Experience

Aplicações das estratégias de mercados emergentes

Investment Philosophy for Emerging Markets

Perspectiva de longo prazo para os mercados emergentes

Gestão de riscos/controles

Informações importantes

O desempenho passado não é uma garantia nem uma indicação confiável dos resultados futuros. Todos os investimentos apresentam riscos e podem perder valor. O investimento no mercado de renda fixa está sujeito a riscos, inclusive riscos de mercado, taxa de juros, emissor, crédito, inflação e liquidez. O valor da maioria dos títulos e estratégias de renda fixa é afetado pelas oscilações nas taxas de juros. Títulos e estratégias de renda fixa com “durations” (prazo médio) mais longas tendem a ser mais sensíveis e voláteis do que aqueles com “durations” mais curtas. De forma geral, o preço dos títulos cai quando as taxas de juros sobem, e o ambiente atual de juros baixos aumenta esse risco. Reduções atuais na capacidade de títulos de renda fixa da contraparte podem contribuir para a diminuição da liquidez do mercado e o aumento da volatilidade dos preços. Quando resgatados, os investimentos em títulos de renda fixa podem ter valor superior ou inferior a seu custo original. O investimento em valores mobiliários denominados em moeda estrangeira ou de empresas sediadas no exterior pode envolver um risco maior devido a oscilações cambiais e a riscos econômicos e políticos, que podem ser maiores em mercados emergentes. As estratégias da PIMCO utilizam derivativos que podem envolver determinados custos e riscos, como liquidez, taxa de juros, mercado, crédito e gestão, além do risco de que uma posição não possa ser encerrada no momento mais propício. O investimento em derivativos pode gerar prejuízos superiores ao valor investido. A qualidade de crédito de um título ou grupo de títulos específico não garante a estabilidade ou a segurança do portfólio como um todo. Não é possível garantir que essa estratégia de investimento funcionará em todas as condições de mercado, nem que ela seja adequada a todos os investidores; cada investidor deve avaliar sua capacidade de investir no longo prazo, principalmente em períodos de queda no mercado. A diversificação não é uma garantia contra perdas.Os investidores devem consultar seus próprios assessores antes de tomar uma decisão de investimento.

O índice JPMorgan Emerging Markets Bond Global é um índice não gerido que acompanha o retorno total de instrumentos de dívida denominados em dólares dos EUA emitidos por entidades soberanas e semi-soberanas dos mercados emergentes: Brady Bonds, empréstimos, Eurobonds e instrumentos do mercado local. Não é possível investir diretamente em um índice não administrado.

Este material contém as opiniões atuais do gestor, que estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Este material foi distribuído para fins exclusivamente informativos e não deve ser considerado uma orientação de investimentos nem uma recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específico.