Educação em Investimentos

Títulos de dívida para renda

Os títulos de dívida podem oferecer oportunidade de níveis atraentes de renda com um nível de risco aceitável

Auferir renda é um objetivo importante de muitos investidores, e muitas vezes eles recorreram à renda fixa para atingi-lo. O amplo mercado global de renda fixa atual oferece aos investidores diversas oportunidades para buscar renda atraente com um nível de risco aceitável.

Fundamentos da renda fixa
renda fixa e governoTítulos de renda fixa são emitidos por empresas e governos para levantar capital. Um título de renda fixa é como uma promissória. Ao comprar um título, você está emprestando dinheiro para o emissor, que se compromete a resgatá-lo em um momento específico e a fazer pagamentos regulares de juros até o vencimento. Esses pagamentos podem proporcionar uma fonte de renda valiosa para os investidores em todos os estágios da vida.

As formas mais comuns de considerar o potencial de renda de um título são a taxa do cupom e o rendimento.

  • Taxa do cupom: Montante fixo que um emissor promete pagar a cada ano. O preço dos títulos pode subir ou cair, mas a taxa do cupom permanece constante.
  • Rendimento: É a taxa efetiva que um título paga com base em seu preço atual de mercado. Quando o preço de um título sobe, seu rendimento cai, e vice-versa.

Identificando renda em um mundo de rendimentos baixos
Estados UnidosNeste momento, o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA está próximo de seus mínimos históricos, e esse ambiente desafiador pode estar forçando os investidores a olhar além dessa fonte tradicional de renda. Embora seja tentador escolher os títulos com rendimento mais alto, os investidores precisam lembrar que títulos de renda fixa com rendimentos mais elevados geralmente envolvem risco maior, inclusive o risco de queda de preços, ou mesmo de inadimplência. Os investidores que selecionam títulos baseados exclusivamente no rendimento elevado podem estar assumindo mais riscos do que previam, de forma que a análise criteriosa é importante na seleção dos papéis que ofereçam o equilíbrio entre risco e retorno mais adequado a suas circunstâncias pessoais.


RISCO/RETORNO – RELACIONAMENTO FAMILIAR
Os investidores em busca de rendimentos mais elevados podem assumir mais riscos do que previam.
risco e retorno (gráfico)

Informações importantes

Uma palavra sobre risco: O investimento no mercado de renda fixa está sujeito a riscos, inclusive riscos de mercado, taxa de juros, emissor, crédito, inflação e liquidez. O valor da maioria dos títulos e estratégias de renda fixa é afetado pelas oscilações das taxas de juros. Títulos e estratégias de renda fixa com “durations” (prazo médio) mais longas tendem a ser mais sensíveis e voláteis do que aqueles com “durations” mais curtas. De forma geral, o preço dos títulos cai quando as taxas de juros sobem, e o ambiente atual de juros baixos aumenta esse risco. Reduções atuais na capacidade de títulos de renda fixa da contraparte podem contribuir para a diminuição da liquidez do mercado e o aumento da volatilidade dos preços. Quando resgatados, os investimentos em títulos de renda fixa podem ter valor superior ou inferior a seu custo original.

Este material foi distribuído para fins exclusivamente informativos e não deve ser considerado uma orientação de investimentos nem uma recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específico. As informações aqui contidas foram obtidas junto a fontes consideradas confiáveis, mas não podem ser garantidas. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida em qualquer forma, nem citada em qualquer outra publicação, sem autorização prévia por escrito. PIMCO é uma marca comercial da Allianz Asset Management of America L.P. nos Estados Unidos e em todo o mundo. © 2018 PIMCO