Educação em Investimentos

Inflação em um contexto histórico

Saiba como os saltos da inflação ao longo do século passado comprovaram a necessidade de portfólios com hedge contra a inflação.

Ao longo da história, já ocorreram diversos períodos de inflação elevada. Quando isso ocorreu, ela tendeu a subir rapidamente, e de forma inesperada.

O que este gráfico mostra
Ao longo dos últimos cem anos, os EUA e a Europa enfrentaram diversos períodos de inflação elevada. Por exemplo, após a segunda guerra mundial, a Europa foi assolada pela hiperinflação e, mais recentemente, os EUA enfrentaram um período de alta da inflação na década de 1970.

 

As implicações disso para os investidores
Quando muito elevada, a inflação tende a ter um impacto negativo sobre ativos como ações e renda fixa. Manter uma alocação constante a ativos que forneçam hedge contra a inflação pode ajudar os investidores a proteger seus portfólios contra saltos inesperados.

Informações importantes

Os títulos vinculados à inflação (ILBs) emitidos por um governo são títulos de renda fixa cujo principal é corrigido monetariamente de acordo com a inflação; de forma geral, eles perdem valor quando a taxa de juros real aumenta.

A inflação dos EUA é representada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que é um índice não administrado que representa a taxa de inflação nos preços ao consumidor dos EUA, apurada pelo Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos EUA. A inflação no Reino Unido é representada pelo Índice de Preços no Varejo do Reino Unido, que é a medida de inflação interna de propósito geral mais conhecida do Reino Unido. A inflação francesa é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da França, que mede a variação no preço de uma cesta fixa de 303 produtos e serviços oferecidos ao público. Não é possível garantir que o CPI ou qualquer outro índice reflita o nível exato de inflação em qualquer momento específico. Não é possível investir em um índice.

Este material é distribuído para fins exclusivamente informativos. As projeções, estimativas e certas informações aqui contidas são baseadas em pesquisas próprias, e não devem ser encaradas como uma orientação para investimentos nem como recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específicos. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida em qualquer forma, nem citada em qualquer outra publicação, sem autorização prévia por escrito. PIMCO é uma marca comercial da Allianz Asset Management of America L.P. nos Estados Unidos e em todo o mundo. ©2018, PIMCO.