Educação em Investimentos

Colocando a renda fixa para trabalhar

Uma visão geral dos possíveis benefícios da renda fixa, inclusive renda, diversificação, valorização de preços e retornos mais estáveis.

Quer você esteja poupando para comprar sua primeira residência ou esteja prestes a se aposentar, é provável que a renda fixa seja uma parte essencial de seu portfólio de investimentos. Isso acontece porque a renda fixa oferece diversos possíveis benefícios aos investidores, inclusive renda, diversificação, valorização dos preços e retornos mais estáveis que as ações.

O que são títulos de renda fixa?
edifício governamental, caixa e edifício de escritóriosOs títulos de renda fixa são emitidos por empresas e governos para levantar capital. Um título de renda fixa é como uma promissória. Ao comprar um título, você está emprestando dinheiro ao emissor, que se compromete a resgatá-lo em um momento específico e a fazer pagamentos regulares de juros até o vencimento. Muitas pessoas associam a renda fixa aos títulos do Tesouro dos EUA; entretanto, esses papéis representam apenas cerca de 13% do volume total mundial.Atualmente, o mercado global de renda fixa é imenso e está avaliado em mais de US$ 90 trilhões.

Possíveis benefícios da renda fixa
pessoa próxima a objetivosSe você deve ou não investir em renda fixa dependerá de seus objetivos de investimento específicos. As principais razões para investir em renda fixa incluem:

  • Renda: Muitos títulos de renda fixa fazem pagamentos periódicos de juros, e os investidores podem reaplicar esse dinheiro para ampliar seu capital ou recebê-lo como renda.
  • Valorização: Os títulos de renda fixa têm o potencial de ajudar seu investimento a crescer por meio do aumento de seus preços.Obviamente, como em qualquer investimento, também existe a possibilidade de que os preços caiam.
  • Retornos estáveis: Historicamente, a renda fixa ofereceu retornos mais estáveis que as ações.Isso pode ajudar a reduzir as oscilações de seu portfólio e a preservar seus ativos.
  • Diversificação: Como os preços das ações e da renda fixa muitas vezes seguem rumos diferentes, a renda fixa pode ajudar a diversificar seu portfólio, reduzindo assim seu risco como um todo. A diversificação não garante contra perdas.

A ESTABILIDADE RELATIVA DA RENDA FIXA
Os títulos de renda fixa tendem a ser muito menos voláteis que as ações, motivo importante para investir neles.

Piores retornos anuais no período de 1989 a 2014. Ações e renda fixa representadas pelos índices S&P 500 e Barclays U.S. Aggregate, respectivamente.

Informações importantes

Uma palavra sobre risco: O investimento no mercado de renda fixa está sujeito a riscos, inclusive riscos de mercado, taxa de juros, emissor, crédito, inflação e liquidez. O valor da maioria dos títulos e estratégias de renda fixa é afetado pelas oscilações das taxas de juros. Títulos e estratégias de renda fixa com “durations” (prazo médio) mais longas tendem a ser mais sensíveis e voláteis do que aqueles com “durations” mais curtas. De forma geral, o preço dos títulos cai quando as taxas de juros sobem, e o ambiente atual de juros baixos aumenta esse risco. Reduções atuais na capacidade de títulos de renda fixa da contraparte podem contribuir para a diminuição da liquidez do mercado e o aumento da volatilidade dos preços. Quando resgatados, os investimentos em títulos de renda fixa podem ter valor superior ou inferior a seu custo original. As ações podem perder valor devido a condições setoriais, econômicas e de mercado reais ou supostas.Índice de agregado de US Barclays representa valores mobiliários que são tributáveis, SEC-registrado, e denominados em dólar. O índice abrange o grau de investimento dos EUA fixada a taxa de mercado de títulos, com componentes de índice para o governo e títulos corporativos, pass-through de hipotecas e títulos lastreados em ativos. O S&P 500 Index é um índice de mercado não gerenciado geralmente considerados representativos do mercado acionário como um todo. O índice se concentra no segmento do mercado de acções dos EUA de Large-Cap. Não é possível investir diretamente em um índice não administrado.

Este material foi distribuído para fins exclusivamente informativos e não deve ser considerado uma orientação de investimentos nem uma recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específico. As informações aqui contidas foram obtidas junto a fontes consideradas confiáveis, mas não podem ser garantidas. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida em qualquer forma, nem citada em qualquer outra publicação, sem autorização prévia por escrito. PIMCO é uma marca comercial da Allianz Asset Management of America L.P. nos Estados Unidos e em todo o mundo. © 2018 PIMCO