Educação em Investimentos

Duration

A maioria dos investidores sabe que variações nas taxas de juros podem afetar o valor de suas posições de renda fixa. "Duration" é a melhor medida de como que o valor de um título ou portfólio provavelmente vai ser afetado pela alta da taxa de juros.

O que é o "duration" de um título?

"Duration" é uma medida do risco de taxa de juros de um título de renda fixa, que leva em consideração seu prazo a decorrer, rendimento, cupom e possibilidade de resgate antecipado. Esses vários fatores são computados em um único número que mede a sensibilidade do valor de um título às oscilações na taxa de juros.

Como os investidores usam "duration"

De forma geral, quanto maior o "duration" de um título, mais seu valor cairá se os juros subirem, porque, quando as taxas sobem, o valor do título cai, e vice-versa. Se o investidor espera que os juros caiam durante o período em que pretende manter o título, uma aplicação com "duration" mais longo seria atraente, porque o valor do título aumentaria mais do que outras aplicações comparáveis com "durations" menores.

Como apresentado na tabela abaixo, quanto mais curto o "duration" de um título, menor será sua volatilidade. Por exemplo, um título com "duration" de um ano perderia apenas 1% de seu valor se os juros subissem 1%. Em contrapartida, um título com "duration" de 10 anos perderia 10% se os juros subissem os mesmos 1%. De forma oposta, se os juros caírem 1%, os títulos com "duration" maior ganhariam mais do que aqueles com "duration" menor.

Investidores avessos ao risco ou preocupados com grandes oscilações no principal de suas posições devem considerar uma estratégia de renda fixa com "duration" bastante curta. Investidores mais à vontade com essas flutuações ou que estejam convictos de que os juros cairão devem procurar "durations" mais longos.

Limitações de "duration"

Embora possa ser uma ferramenta analítica utilíssima, o "duration" não é uma medida completa do risco de um título. Por exemplo, ela não dá qualquer indicação sobre a qualidade de crédito de um título ou estratégia de renda fixa. Isso pode ser importantíssimo no caso de títulos com classificações de crédito mais baixas, que tendem a reagir às preocupações dos investidores em relação à estabilidade da empresa emissora até mais do que às oscilações nas taxas de juros.

OOutra limitação do uso do "duration" na avaliação de uma estratégia de renda fixa é que ela pode mudar conforme os títulos do portfólio vençam e a taxa de juros mude. Dessa forma, o "duration" no momento da compra pode não ser exato após as posições do portfólio serem ajustadas. A fim de evitar surpresas, os investidores preocupados devem verificar periodicamente o "duration" médio de suas estratégias de renda fixa ou aplicar em estratégias com gestão ativa para se manter dentro de uma faixa de "duration" determinada.

Como os portfolio managers usam "duration"

Embora tenha limitações, o "duration" pode ser uma ferramenta extremamente útil para a montagem de portfólios e a gestão de riscos. Conforme a perspectiva de um portfolio manager em relação à taxa de juros muda, ele pode ajustar o "duration" médio do portfólio (ajustando suas posições) para coincidir com sua projeção.

Esses ajustes podem ser feitos tanto para o portfólio como um todo quanto para um setor específico dentro do portfólio. Assim, se o gestor prevê uma queda na taxa de juros, o "duration" médio do portfólio poderia ser aumentado para tirar o máximo proveito dessa mudança. Por outro lado, se a expectativa do gestor for um aumento na taxa de juros, ele pode encurtar o "duration" médio do portfólio, aproximando-a de zero, para minimizar o efeito negativo sobre seu valor.

EEm comparação com o "duration" positivo mais comum, um gestor com uma convicção extremamente elevada de que os juros subirão pode empregar uma estratégia de "duration" “negativo” para proteger o portfólio e, possivelmente, aumentar seu retorno. Salvo por outros impactos, um portfólio com "duration" negativo aumentará de valor quando os juros subirem.

A PIMCO e "duration"

Como as expectativas em relação à taxa de juros afetam de forma significativa o valor dos títulos de renda fixa, a PIMCO dedica esforços consideráveis à projeção das tendências políticas e econômicas que possam influenciar a direção das taxas de juros. Essa perspectiva de longo prazo em seguida é traduzida em uma faixa geral de "duration" para nossos portfólios, com ajustes de curto prazo dentro dessa faixa feitos na medida do necessário. Além das taxas de juros, também utilizamos "duration" para determinar a sensibilidade de um título a variações em outros fatores, como a curva de rendimento e o spread dos títulos de renda fixa.

Relacionado

Seção:
Tag:
Data:
Especialista:
Ticker:
Redefinir todos

Informações importantes

Todos os investimentos apresentam riscos e podem perder valor. O investimento no mercado de renda fixa está sujeito a riscos, inclusive riscos de mercado, taxa de juros, emissor, crédito, inflação e liquidez. O valor da maioria dos títulos e estratégias de renda fixa é afetado pelas oscilações das taxas de juros. Títulos e estratégias de renda fixa com “durations” (prazo médio) mais longas tendem a ser mais sensíveis e voláteis do que aqueles com “durations” mais curtas. De forma geral, o preço dos títulos cai quando as taxas de juros sobem, e o ambiente atual de juros baixos aumenta esse risco. Reduções atuais na capacidade de títulos de renda fixa da contraparte podem contribuir para a diminuição da liquidez do mercado e o aumento da volatilidade dos preços. Quando resgatados, os investimentos em títulos de renda fixa podem ter valor superior ou inferior a seu custo original. Os investidores devem consultar seus próprios assessores antes de tomar uma decisão de investimento.

Geralmente, a "duration" é uma medida mais precisa para pequenas oscilações nas taxas de juros. Em oscilações maiores, outros fatores também podem afetar o preço de um título.

Este material foi distribuído para fins exclusivamente informativos e não deve ser considerado uma orientação de investimentos nem uma recomendação de qualquer título, estratégia ou produto de investimento específico. Os investidores devem consultar seus próprios assessores antes de tomar uma decisão de investimento. As informações aqui contidas foram obtidas junto a fontes consideradas confiáveis, mas não podem ser garantidas.

A PIMCO presta serviços apenas a instituições e investidores qualificados. Esta não é uma oferta para qualquer pessoa em qualquer jurisdição onde seja ilícita ou não autorizada. | PIMCO Latin America Edifício Internacional Rio, Praia do Flamengo, 154 1º andar, Rio de Janeiro – RJ Brasil 22210-906. | Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida em qualquer forma, nem citada em qualquer outra publicação, sem autorização prévia por escrito. PIMCO é uma marca comercial da Allianz Asset Management of America L.P. nos Estados Unidos e em todo o mundo. © 2018, PIMCO.

CMR2017-0608-273323